Sem categoria

Como descobrir o meu estilo?

Um dos pedidos, uma das questões que eu mais recebo aqui no site, por e-mail ou nas minhas redes sociais é: “quero DESCOBRIR o meu estilo”. O conceito moda / estilo gera bastante dúvida e muitas pessoas confundem ter estilo com estar na moda. E são duas coisas bem distintas.

MODA

A Moda é definida como os diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade em determinada época. Ela é fruto de uma tendência do mercado.

 

como descobrir o meu estilo

 

Tive um professor, o João Braga, que falava que a Moda não é cíclica, ao contrário do que muitos falam e sim oval, pois ela volta em ciclos, mas sempre numa releitura.

Dessa forma, pegamos como exemplo a manga bufante, tão presente nos últimos desfiles. Ela voltou numa modelagem e com tecidos completamente diferentes da manga bufante que fez sucesso na minha infância.

Ao mesmo tempo, a moda é global, as mesmas peças que vemos na Zara da Espanha, estão nas lojas da Zara mundo afora (aqui claro, respeitando as diferenças de estações).

 

ESTILO

O estilo é único e cada um tem o seu. Por isso, quando alguém me fala que quer TER estilo eu explico que o que ela quer, na verdade, é CONHECER / ENTENDER e APRIMORAR o estilo.

Seu estilo é formado pelas diversas referências, experiências e associações que você faz ao longo da sua vida. Ele nunca é estático, nem imutável: está em constante transformação.

Frequentemente uma pessoa que gosta muito de cores terá todo um universo colorido. Ela pode ter paredes coloridas em casa, objetos coloridos (sempre analiso a capinha de celular de clientes), entre outras coisas, porque isso faz parte do que ela considera belo.

 

OS SETE ESTILOS UNIVERSAIS

O conceito de que existem sete estilos universais foi criado por Alyce Parsons e Mimi Dorsey nos anos 80. Elas formularam essa teoria com base no comportamento de compra dos consumidores. São eles:

  • Clássico / tradicional;
  • Elegante;
  • Moderno / dramático;
  • Criativo;
  • Esportivo / natural;
  • Romântico;
  • Sexy.

De acordo com elas, cada pessoa tem um estilo predominante e pode ter um ou dois complementares.  Assim se duas pessoas tiverem o estilo esportivo dominante e sexy / criativo complementares, elas gostarão da mesma coisa? Claro que não! As pessoas tem personalidades diferentes, vieram de famílias e contextos diferentes e estão em momentos de vida diversos. Por isso cada caso é único.

Afinal o ser humano é muito mais complexo do que isso e essa classificação deve servir como um ponto de partida, nunca como algo definitivo para colocar todo mundo numa mesma caixa.

 

DESCOBRIR O MEU ESTILO

Afinal: como eu posso saber qual é o meu estilo? E aqui vou te falar a palavra mais importante no processo de descobrir o seu estilo: AUTOCONHECIMENTO.

Ao invés de olhar apenas para fora, olhar aquela pessoa super estilosa, que você adora e tem como exemplo, comece a olhar para dentro:

  • que peça você mais gosta no seu guarda-roupa? Procure descobrir o que você gosta naquela roupa: é a cor, a estampa, o tecido, o caimento…
  • como você gosta de usar as suas peças? Pense nas suas composições: você gosta de adicionar um cinto para acinturar ou gosta de tudo mais largo? 
  • como você gosta / escolhe os seus acessórios? Pense no material das suas peças, se são de metal, de outros materiais (madeira, resina, fios coloridos), quais as cores, são estampados, etc.

 

como descobrir o meu estilo

 

Como todo processo de autoconhecimento, descobrir a aprimorar o nosso estilo pode levar anos e a consultoria é o ponto de partida para esse caminho tão legal. Afinal, nada melhor do se vestir de VOCÊ.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *