LooksModa femininaModa masculina

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Eu já passei por várias entrevistas de emprego. Trabalho com Moda há muito tempo e sempre me causava uma certa angústia pensar no que vestir para encarar a árdua jornada da recolocação profissional. Ao mesmo tempo em que trabalhar na área me dava liberdade no vestuário, sabia que ao me candidatar para uma vaga como estilista, eu precisava mostrar uma criatividade muito maior do que as outras pessoas.

Um blazer preto e um jeans legal, que pode ser ideal para tantas vagas, me parecia uma escolha muito óbvia e careta e não me representava. É claro que essa insegurança com a minha imagem acabava influenciando negativamente na minha performance na entrevista.

Na hora de pensar no que vestir para uma entrevista escolha um modelo que te traga confiança, segurança e que cause uma ótima impressão. Para isso, vou colocar aqui diversas dicas para te ajudar nessa tarefa:

  • Pesquise o código de vestimenta da empresa

É muito importante saber como as pessoas que trabalham naquela empresa se vestem. Pesquise o site, o blog da empresa. Mesmo dentro do mesmo segmento, podemos ter empresas bem diferentes no quesito vestimenta.

Pegamos como exemplo duas instituições financeiras: Itaú e Nu Bank, ambas com perfis muito distintos de profissionais. Você pode contactar o recrutador da vaga e perguntar qual é a imagem da empresa, se ela é mais formal ou informal, se as pessoas vão com camisa por dentro ou por fora da calça, se vão de calça jeans ou calça social, se um blazer é aconselhado, tente tirar as suas dúvidas.

  • Vista-se de acordo com a sua área

Áreas mais tradicionais como advocacia exigem o vestuário formal. Terno e gravata para os homens e para as mulheres uma saia com um blazer, uma camisa social com uma calça de alfaiataria, um vestido de corte mais tradicional.

Áreas mais criativas como marketing, música, TV, gastronomia, permitem um look mais despojado, como um jeans com camisa por fora, blazer com camiseta, uma saia midi ou uma pantacort com tênis.

  • Dê importância ao ajuste das suas peças

Peças largas e desajustadas passam uma imagem de desleixo. Evite calças com a barra muito comprida, um blazer com a manga sobrando, uma camisa muito larga.

  • Sobre a escolha das cores

Cores escuras, opacas e frias (azul, verde e roxo) passam uma imagem mais formal e madura. Cores mais vivas e quentes (amarelo, vermelho e rosa) passam uma imagem mais casual e criativa.

  • Cuidado com a sensualidade

Pessoas que são mais sensuais podem ter dificuldade na hora de saber o que é ou não apropriado. Peças muito justas e que deixam o corpo a mostra devem ser evitadas. Isso inclui saias curtas, blusas decotadas, camisas muito justas, regatas de alcinha (que podem ser usadas com um blazer para não ter esse problema), sandálias muito abertas.

  • Não peque pela informalidade

Já dei consultoria para um jovem de dezoito anos que queria ingressar no mercado de trabalho. Ele estava com medo de parecer muito “avacalhado” mas também não queria parecer um “tiozão” e nem tinha roupas mais formais. Minha sugestão foi uma calça de sarja de corte chino, uma camisa polo e um sapatênis, adequados à vaga de tecnologia que ele estava pleiteando.

Camisetas de time, de bandas, com qualquer conotação política devem ser evitadas. Assim como um jeans todo rasgado ou com lavagem muito despojada.

  • Evite excessos

Uma maquiagem leve é mais adequada para o dia a dia do que aquela pesada, que deve ser reservada para eventos noturnos. Uma sombra mais clara, um delineado pequeno, um batom mais discreto são os mais indicados. A mesma dica vale para o perfume.

Os acessórios são ótimos aliados para deixar um look mais interessante, mas evite qualquer coisa que possa te trazer desconforto na hora da sua apresentação, como um conjunto de pulseiras, uma bolsa muito grande.

  • A escolha do sapato

Algumas mulheres me perguntam se é obrigatório o uso do salto para um visual mais formal tanto na entrevista como no look corporativo. O salto não é obrigatório, mesmo num trabalho mais formal, como um escritório de advocacia. Você pode substituir o salto por uma sapatilha de bico fino, por um mule, um sapato oxford.

Sapatos de couro são mais arrumados do que sapatos de tecido e isso vale também para o tradicional sapatênis masculino.

 

E agora darei algumas ideias de looks prontos, para te ajudar nesse desafio tão importante de se recolocar no mercado.

 

  • Mulheres

Para um ambiente de trabalho mais formal você pode usar uma saia midi, uma sandalia e um blazer (sempre lembrando das dicas acima, em que você pode contrastar as cores do blazer e saia para um look mais criativo ou apostar em cores neutras para um visual mais sóbrio).

Um visual chique e básico é uma camisa branca com uma calça de alfaiataria.

 

entrevista de emprego - Como se vestir para uma entrevista de emprego

 

Para um ambiente mais informal você pode mesclar peças tradicionais com uma mais informal, como uma saia reta e uma jaqueta jeans, um blazer e uma calça jeans mais despojada (notem aqui que os rasgos são bem discretos), uma camisa jeans com uma calça neutra.

 

entrevista de emprego 1 - Como se vestir para uma entrevista de emprego

 

  • Homens

Em ambientes formais, em que o terno e a gravata são necessários, você pode apostar numa camisa clara lisa ou numa estampa discreta, como essa. Se o terno não é obrigatório mas você quer algo formal, pode investir num sapato social com calça de alfaiataria e uma camisa neutra (segue mesma dica da camisa para se usar com o terno).

 

entrevista de emprego 4 - Como se vestir para uma entrevista de emprego

 

Para um look mais casual, o combo camisa + calça de sarja de alfaiataria + sapato é uma opção simples e segura. A camisa polo com um jeans de lavagem escura e neutra também é uma boa opção. Se você quer mesclar peças simples com uma mais formal, pode investir num jeans com blazer.

 

entrevista de emprego 5 - Como se vestir para uma entrevista de emprego

 

Para evitar contratempos, escolha a sua roupa antes do dia da entrevista, pois nada pior do que pegar aquela camisa e notar que ela está suja ou que aquele seu sapato tradicional de “fazer entrevista” já está muito gasto.

E por último e mais importante: confie no seu potencial e vista confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *