Consultoria de estiloEstiloModa femininaModa masculina

Colorimetria – o que é a análise de coloração pessoal

Sabe aquele dia em que você escolhe uma blusa e é elogiada por todos? Ou aquele cachecol que você não consegue usar  e não sabe o motivo? O motivo pode estar naquela cor: você sabe qual a sua paleta de cores?

A análise de coloração pessoal é um dos serviços prestados na consultoria de imagem e o objetivo é equilibrar o tom natural da pele com as cores das roupas e acessórios que ficam próximas ao rosto, como blusas, lenços, brincos, maquiagem, etc.

O objetivo dessa análise é estudar a temperatura (cores quentes x cores frias), a intensidade (cores intensas x cores suaves) e o contraste (cores claras x cores frias) entre as cores.

O método utilizado pode ser o sazonal, que é dividido em quatros estações ou o sazonal expandido, dividido em 12 estações. O primeiro método não contempla as peles neutras, analisa apenas a temperatura das cores: peles com maior presença de amarelo são quentes e peles com maior presença de azuis são as frias. 

Como profissional da área, acredito sim que as cores tenham uma grande importância no visual. Mas será que o peso da análise de cores deve ser tão grande no processo de consultoria? 

A minha primeira intervenção é fazer com que a pessoa saia da sua zona de conforto e experimente novas combinações, novos tecidos, novas cores e novas marcas de roupa. Por isso, qualquer limitação nessa fase não é bem vinda.E aqui vou explicar como funciona uma análise de coloração pessoal.

A análise deve ser feita com iluminação natural, a pessoa deve vestir um tecido cinza para neutralizar a parte de baixo e deve usar também uma faixa cinza nos cabelos. É necessário remover toda a maquiagem e posicionar a pessoa em frente a um espelho. A análise é feita posicionando tecidos na região do colo para observar a influência daquela cor na aparência.

São observadas manchas na peles, olheiras, se a pele fica mais amarelada, se fica mais iluminada, etc. É uma análise muito subjetiva e por isso, já vi resultados distintos entre consultoras de imagem.  Mas uma grande (talvez a maior na minha visão) contribuição da sua  paleta pessoal é ser um guia para você aprender a combinar cores. As cores da paleta harmonizam entre si e ter isso à mão te ajuda a sair do básico preto / branco / bege / cinza na hora e montar looks.

Muitas pessoas adoram certas cores que não estão na paleta delas e eu não acho que isso deva ser um fator para se desfazer de uma peça. Ao invés disso, combine-a com um acessório que está na sua cartela ou simplesmente use e seja feliz.

Mais do que limitar, que tal tentar novos desafios e aqui vou te propor um: escolha uma peça colorida do seu guarda-roupa e faça combinações de cores com ela, um look monocromático, o segundo utilizando a cor complementar, o terceiro utilizando as análogas e o quarto utilizando a tríade. Para te ajudar, vou colocar aqui uma imagem do círculo cromático e quero acompanhar a sua jornada, me marca no instagram com a #desafiofornodamoda.

 

Combinacao harmonica das cores - Colorimetria - o que é a análise de coloração pessoal

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *