Consultoria de estiloEstiloLooksModa femininaModa masculina

Dicas para montar seu armário cápsula

O termo “armário cápsula” foi criado por Susie Faux, proprietária da loja Wardrobe, em meados dos anos 70. Até então, a maior parte das mulheres tinham looks completos no guarda roupa em vez de peças avulas que podiam ser coordenadas de diferentes maneiras. Ter um armário cápsula era algo novo e prático, perfeito para quem não queria perder tempo na hora de escolher o que vestir.

Nos últimos anos, aliando a praticidade com o conceito de “menos é mais”, o guarda roupa cápsula ganhou força e tem conquistado cada vez mais adeptos. Ganhou inclusive um desafio de moda, o projeto 333, que consiste em usar 33 peças de roupa por 3 meses.

Para quem está pensando em aderir ao método, aqui vai um resumo de como funciona:
– ele tem de vinte a quarenta peças, incluindo sapatos e casacos. Não entra nessa conta acessórios, lingerie, roupas de academia, roupas de praia e pijamas;
– as peças devem combinar entre si, para que você consiga extrair o maior número de looks com aquelas peças;
– como você só usa uma pequena seleção de peças, precisa renovar seu armário cápsula para que ele esteja de acordo com a estação. Essa renovação não significa comprar peças novas e sim trocar aquelas que já fazem parte do seu guarda roupa. No inverno, por exemplo, você terá casacos e malhas no seu cápsula. Já no verão, esses itens estarão guardados no seu armário e você terá outra peças no seu cápsula, como regatas e saias leves. Muitas pessoas fazem essa renovação seguindo as estações do ano.

Eu montei um guarda roupa cápsula no inverno passado, coloquei meus looks diários e relatei as dificuldades lá no Instagram (@fornodamoda). Gostei bastante da experiência e o processo de escolher uma roupa se torna, sem dúvida nenhuma, muito mais ágil. Peças que você usa muito pouco, acabam ganhando outras versões, você exercita a sua criatividade, aprende a aproveitar ao máximo as roupas que tem e os acessórios acabam se tornando fundamentais.

Essa minha saia branca, por exemplo, é linda, mas eu usava muito pouco. E naqueles três meses, ela virou uma peça chave e rendeu vários looks:

 

armario cápsula

 

Montei o meu armário cápsula com 34 peças e como estávamos no inverno, coloquei três saias, que consegui usar nos dias mais frios com uma meia calça quentinha por baixo. Aqui é a estrutura de como ficou:

calças: 4                                     blusas: 8                                   malhas: 2

saias: 2                                       camisas: 3                                casacos: 4

vestidos: 2                                 quimono: 1                              colete: 2

sapatos: 5                                   shorts: 1

 

Num armário masculino, você pode se inspirar nessa ideia do Pinterest:

 

guarda roupa cápsula

Como eu falei no começo, a ideia desse tipo de guarda roupa é facilitar a sua vida. Tenho alguns clientes executivos que estavam com uma grande dificuldade em se vestir para o trabalho. Nesse caso, montamos um guarda roupa específico para isso, coordenando calças, camisas e sapatos. A tarefa de se vestir, que antes era demorada e causava dúvida e insegurança, passou a ser muito mais fácil e prazerosa.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *